Interatividade

 Tópico nº2

Interatividade

    A interatividade num ambiente virtual consiste na possibilidade de o utilizador dar instruções ao sistema através de ações efetuadas neste e nos seus objetos. O sistema, em função destas ações, transforma-se e adapta-se, criando novas situa
ações ao utilizador. 
Assim este pode, por exemplo, movimentar-se num ambiente virtual 3D efetuando ações sobre os objetos que o compõem. A simples movimentação do utilizador vai implicar que o sistema gere e atualize as imagens do ambiente virtual correspondentes à nova perspetiva.

As caraterísticas ou componentes da interatividade são:

  • Comunicação que estabelece uma transmissão recíproca entre o utilizador e o sistema, através de dispositivos periféricos ligados ao sistema.
  • Feedback permite regular a manipulação dos objectos do ambiente virtual a partir dos estímulos sensoriais recebidos do sistema pelo utilizador.
  • Controlo e resposta permitem ao sistema regular e atuar nos comportamentos dos objetos do ambiente virtual.
  • Tempo de resposta é o tempo que decorre entre a ação do utilizador sobre um dos objetos do ambiente virtual e a correspondente alteração criada pelo sistema.
  • Adaptabilidade é a capacidade que o sistema possui de alterar o ambiente virtual em função das ações do utilizador sobre os objetos deste.
  • Co-criatividade o utilizador tem o controlo da sequência, do ritmo e do estilo das ações desenvolvidas sobre o conteúdo do ambiente virtual.

Níveis segundo a relação Homem-máquina:
Níveis segundo a relação Homem-máquina - interatividade

Níveis segundo a ação sensorial:

    A interactividade está também relacionada com a capacidade de despertar sensações. Consoante o grau das sensações que são despertadas no utilizador a interactividade assume diferentes níveis. Os níveis de interactividade são classificados especificamente em elevado, médio e baixo.

    No nível de interactividade elevada, o utilizador sente-se inteiramente imerso num ambiente virtual, no qual todos, ou quase todos os seus sentidos são estimulados. É o caso dos simuladores de realidade virtual ou o cinema em 4D, por exemplo.


    No nível de interactividade media, já não são estimulados todos os sentidos do utilizador. Só alguns sentidos do utilizador estão a ser utilizados. Deste modo, o controlo exercido no desenrolar da acção no ambiente virtual torna-se mais limitado e portanto, menos imersivo em relação ao nível anterior.

    

    Por último, no nível de interactividade baixasão poucos os sentidos do utilizador a serem estimulados. Neste caso, o utilizador já não se sente inserido num ambiente virtual, cingindo-se na maioria das vezes a ver e/ou ouvir. É o que acontece por exemplo, quando vemos um filme.

Tipos de interatividade:

    A interatividade relaciona-se com o despertar de sensações. Os níveis de interação 

distinguem-se pelo grau de sensações que são despertadas no utilizador. Os níveis de 

interatividade classificam-se nomeadamente em elevado, médio e baixo.

 

    -Nível de interatividade elevada - O utilizador está completamente imerso no 

ambiente virtual, onde são estimulados todos os seus sentidos.

 

    -Nível de interatividade média - Apenas alguns sentidos do utilizador estão a 

ser utilizados e este exerce um controlo limitado sobre o desenrolar da ação 

num ambiente virtual.

 

 

 

-Nível de interatividade baixa - O utilizador não se sente parte do ambiente 

virtual e apenas alguns dos seus sentidos estão a ser utilizados.

 

Tipos de interatividade:


    -Linear - O utilizador pode definir o sentido da sequência das ações 

desenvolvidas no ambiente virtual, mas apenas se aceder à ação seguinte ou à 

precedente. Numa interação linear as ações são mais simples de gerar. Este 

tipo de interatividade desenvolve-se de forma reativa.

 

 

    -De suporte - O utilizador recebe do sistema apoio sobre o seu desempenho 

através de simples mensagens de ajuda a complexos manuais. Este tipo de 

interatividade desenvolve-se de forma reativa.

 

 

 

    -Hierárquica - O utilizador navega no sistema através de um conjunto 

predefinido de opções, podendo selecionar um trajeto. Este tipo de 

interatividade desenvolve-se de forma reativa.

 

 

    -Sobre objetos - O utilizador ativa objetos usando o rato ou um outro dispositivo 

apontador para obter respostas do sistema.

 

 

    -Reflexiva - O sistema efetua perguntas às quais o utilizador responde. Este 

pode comparar as suas repostas com as de outros utilizadores ou com as de 

especialistas, permitindo, desta forma, uma reflexão sobre as mesmas. Este 

tipo de interatividade desenvolve-se de forma proativa.

 

 

 

-De hiperligação - O sistema define as ligações necessárias para garantir que o

acesso aos seus elementos, por parte do utilizador, seja assegurado por todos 

os trajetos possíveis ou relevantes, criando um ambiente flexível. Este tipo de 

interatividade desenvolve-se de forma proativa.

 

 

    -De atualização - A interatividade entre o sistema e o utilizador permite 

gerar conteúdos atualizados e individualizados em resposta às ações do 

utilizador. Este tipo de interatividade pode variar desde um formato simples de 

perguntas e de respostas até formatos mais complexos que podem incorporar 

na sua construção componentes de inteligência artificial. Este tipo de 

interatividade desenvolve-se de forma proativa.

 

-Construtiva - O utilizador constrói um modelo a partir do manuseamento de 

objetos constituintes deste de maneira a atingir um objetivo específico. Para tal 

o utilizador tem de efetuar uma sequência correta de ações para que a tarefa 

seja concluída. Este tipo de interatividade é uma extensão do tipo de 

interatividade de atualização e desenvolve-se de forma proativa.

 

Como avaliar soluções interativas:

    As soluções interativas de realidade virtual têm como objetivo principal o envolvimento do utilizador.

      De uma forma mais completa e objetiva, analisam-se as seguintes características:

  •   Funcionamento dos dispositivos periféricos e a sua ergonomia. 

  •    Qualidade gráfica dos ambientes virtuais e o seu realismo perante o olhar do utilizados.

  •    Contributo para a imersão do utilizador.

  •    Utilização adequada das cores.

  •    Aspetos virtuais.

  •    Qualidade adequada do som.

  •    Qualidade da estimulação táctil e da perceção da força.

  •    Funcionamento e objetivos da simulação;

  •    Outras características mais específicas relacionadas com a área ou domínio em que se insere.
Desenho de soluções interativas:

    O desenho de soluções interativas deve ser precedido do levantamento de todos os requisitos envolvidos, podendo este ser mais ou menos complexo, de acordo com o tamanho e a omplexidade destas.
A seguir são enumerados alguns dos requisitos a considerar:

• Definição da solução interativa a desenvolver;

• Caracterização do tipo de imersão pretendido;

• Avaliação, caracterização e suporte dos vários dispositivos a utilizar;

• Definição da capacidade de perceção dos movimentos do utilizador;

• Avaliação de recursos e capacidades:

• Seleção das ferramentas a utilizar no desenvolvimento;

• Criação e edição de formas geométricas e texturas;

• Descrição da visão estereoscópica:

• Caracterização do hardware, do software e do suporte de rede;
    
• Modelação da ação física do sistema;


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